segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um Turista na Sua Casa


v  A cidade onde você mora é grande e não oferece a natureza como atração turística? Providencie um convite para que o hóspede frequente o seu clube. Será uma oportunidade de relaxar, fazer exercícios e nadar em segurança.
v  Uma partida de futebol, um restaurante típico, um espetáculo de dança ou de música são programas que dispensam o conhecimento da língua (se ele for estrangeiro), e que realmente expressam as diferenças culturais do país. Não o leve justamente para ver o último filme do Mel Gibson, em cartaz em todo o planeta.
v  Não sufoque seu convidado com programações muito extensas, sem prever horários de relax e de dolce far niente.
v  Observe seu convidado. Ele ficou deslumbrado com as imagens do carnaval? Leve-o para um ensaio de escola de samba. É sempre um programão.
v  Varie, na medida do possível, as refeições apresentando algumas comidas típicas. Frutas, doces, bebidas regionais são um acontecimento quando há um estrangeiro à mesa – ou mesmo um parente de outra região do país. Só não precisa ser um banquete por dia. Vá com calma.
v  Não ache que é obrigação resolver todas as pendências do seu hóspede. Ele precisa fazer uma pequena viagem? Deixe-o ir de táxi para a rodoviária, em vez de teimar em achar um parente para acompanhá-lo. O que era uma gentileza acaba virando um tormento geral.
v  Os melhores lençóis, as melhores toalhas de banho (com uma cor diferente das usadas pelas pessoas da casa), sabonetes especiais, uma flor no banheiro. Tudo bem cheiroso e arrumado.
v  Cabides e travesseiros em boa quantidade.
v  Boa luz de leitura na cabeceira.
v  Banheiro de hóspede tudo funcionando bem: torneira, chuveiro, banheira, descarga, luzes e papel higiênico extra. Faça um teste tomando um banho de chuveiro.
v  Orientar o seu hóspede sobre que roupa ele deve usar em diferentes ocasiões.
v  Facilitar a locomoção dele: informe os serviços de táxi, de metrô, as locadoras de carros, os trajetos. Nos primeiros dias, ensine-o a circular na região da sua casa.
v  A quem avisar sobre a existência de um hóspede na sua casa:
  • Seus amigos. Fica mais fácil dividir a tarefa de passeios se você envolver mais pessoas na vida do visitante.
  • Os porteiros do prédio. Evita o constrangimento de barrá-lo justamente no dia que ele chegou às 3 da manhã.
  • Sua mãe. Assim ela não chama a policia só de ouvir uam voz diferente da sua atendendo o telefone.
  • O cachorro. Não imponha o seu pitbull ao hóspede – a menos que ele seja dono de um rottweiler.
  • O chaveiro. Faça cópia das chaves da sua casa e entregue ao hóspede.
  • A sua empregada.

Nenhum comentário: