sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TREZE TÍLIAS

Nesta cidade catarinense, por todos os lados há construções típicas da Áustria, ateliês e restaurantes que obrigam os turistas a enrolar a língua - eis o charme de Treze Tílias (ou Dreizehnlinden, se preferir a versão em alemão), colonizada por imigrantes vindos do Tirol.

 

HOTÉIS sugestões

TIROL

SCHNEIDER

COMIDA TÍPICA: Austríaca.  A colonização austríaca, alemã e húngara está evidente nos cabelos loiros, no alemão tão presente quanto o português e nas mesas de Treze Tílias. Os restaurantes típicos da cidade servem knodel (bolinho de pão amanhecido, com leite, ovos e linguiça), goulash (ensopado de músculo, tomate e cebola) com spätzle (pequenas porções de massa à base de farinha, ovos e creme de leite) e o famoso salsichão com chucrute (repolho fermentado). A sobremesa mais comum é o apfelstrudel (torta recheada com creme de maçã e canela, servida com nata batida ou sorvete de creme). Nos cafés da manhã encontra-se com facilidade o kipferl, um antecessor austríaco do popular croissant.


ONDE COMER:

KANDLERHOF
 

EDELWEISS

COMPRAS

ESCULTURAS
A tradição austríaca do entalhe em madeira está presente no detalhe das fachadas das casas, nos móveis e nas imagens sacras. Há grande concentração de ateliês na Rua Leoberto Leal: Godofredo, Ingrid e Ellen Thaler (nº 260), Werner Thaler (nº 562), Suzy e Bruno Thaler (nº 279) e Conrado Moser (nº 392). Na mesma rua, a Secretaria de Turismo (nº 195) abriga uma mostra permanente do trabalho - o endereço também é sede da Semana da Escultura, em julho, quando os artistas trabalham juntos, no local, inspirados num determinado tema.


EVENTO

TIROLERFEST
A festa que comemora o aniversário da cidade ocorre na semana do dia 13 de outubro, nos arredores da Praça Ministro Andreas Thaler. Na programação, desfiles com trajes austríacos, apresentações de grupos folclóricos, comidas típicas, como o goulash (ensopado de músculo, tomate e cebola) e muito chope.



PARQUE

DO IMIGRANTE
Uma bem cuidada área arborizada e o lago com as carpas e pedalinhos fazem daqui parada obrigatória para quem vem à cidade com crianças.


PASSEIOS

PARQUE LINDENDORF
O ponto alto é uma bem-feita maquete da cidade. Numa caminhada de 700 m em volta do lago, é possível ver avestruzes, ovelhas e capivaras. Na saída, um restaurante serve comida austríaca. Com sorte, ou reservando o passeio com antecedência, você assiste a um espetáculo de dança realizado pela família de proprietários. 



 VÍNICOLA VILLAGGIO GRANDO
O vinho chega a ser coadjuvante diante da beleza da VÍNICOLA VILLAGGIO GRANDO, com construções de pedra e madeira em meio a uma propriedade rural (distante do centro de Água Doce). Só a sala de degustação, com lareira, piano de cauda e paredes envidraçadas diante de um lago, já vale o passeio até o local, a cerca de 70 km de Treze Tílias. Durante o tour pela propriedade é possível conhecer os vinhedos e acompanhar o processo de fabricação de tintos, brancos, rosés e espumantes, que em seguida podem ser provados em sessões de degustação. Na loja, os produtos da vinícola são vendidos com desconto.

 

Nenhum comentário: