sábado, 5 de setembro de 2015

PENHA

Quando foi inaugurado, em 1991, o Parque Beto Carrero World colocou Penha no mapa turístico brasileiro. o desenvolvimento do município foi impulsionado pelo crescimento do parque – que, em 2013, ganhou uma ala com atrações hollywoodianas da Universal Studios e da Dreamworks. a cidade tem um bom conjunto de praias: Vermelha e do Lucas atraem um público jovem, enquanto a extensa Armação é a preferida das famílias. em Penha fica a maior referência da cozinha açoriana no país, o restaurante Pirão d´ Água.


POUSADA PEDRA DA ILHA


Fica na divisa com Piçarras, num trecho de litoral não recomendado para banho. Os quartos são amplos e bem-equipados. Tem boa sala de leitura, além de piscinas e hidromassagem debruçadas sobre a areia.




Boa pedida para as famílias que vão visitar o Beto Carrero World: fica a 100 metros da entrada do parque e alguns quartos acomodam até seis pessoas.


AÇORIANO


RESTAURANTES sugestões

Comida Típica - Cozinha açoriana: 
Em 1777, com a invasão dos espanhóis à ilha de Santa Catarina (hoje, Florianópolis), muitos açorianos fugiram para outros pontos do litoral, como a Baía de Itapocorói – atual Penha. O contato com os índios ampliou o receituário desses imigrantes do arquipélago português, baseado em peixes, frutos do mar e temperos (alho, cebola, pimenta, coentro). A farinha de mandioca entrou no caldo de cozimento de pescados, carnes e feijão. Era também misturada só à água fervente, dando origem ao pirão d´água. A tradição pede que postas de peixe frito ou ensopado com seus acompanhamentos sejam servidos no alguidar, um vaso de barro de boca larga. 

Onde comer:

É um dos últimos redutos da cozinha açoriana no país. Para começar, biju de tapioca e a consertada (bebida gelada feita com cachaça e ervas) são servidos como boas-vindas. Prato principal da casa, o pirão pode ser feito em várias versões nas cinco receitas do menu. O tradicional pirão d'água (com farinha de mandioca e água) vai à mesa com postas de peixe e banana frita.



ATRAÇÕES

Um show de velocidade a céu aberto é grande novidade do parque. Chamado de Velozes & Furiosos, ocorre numa arena com arquibancada para 4 mil pessoas. Pilotos experientes fazem manobras com carros, motos e até um caminhão, deixando a plateia com a respiração suspensa. O Zoo também recebeu mudanças, com área temática do filme Madagascar, um dos resultados da parceria com dois dos maiores estúdios de cinema e animação do mundo, Universal Studios e Dreamworks. Isso trouxe para o parque também os personagens dos filmes Shrek Kung Fu Panda, entre outros. Algumas atrações clássicas continuam fazendo sucesso, como os duelos medievais do show Excalibur, os acrobatas e contorcionistas do espetáculo Acqua e a Fire Whip, uma das montanhas-russas mais radicais do país. 

PRAIAS sugestões

Semi-deserta, é uma das mais belas do litoral catarinense, com casas de veraneio e um restaurante simples. A faixa de areia é tão generosa quanto a área de restinga e mata nativa que a cerca. Para chegar no trecho mais selvagem, conhecido como Praia dos Monges, é preciso atravessar um costão. A 500 m fica o Mirante da Praia Vermelha.



Pouco frequentada, cercada por mata. De ondas fortes e faixa de areia irregular, tem acesso fácil (10 minutos de caminhada) pelas pedras no canto direito da Praia Vermelha.










Nenhum comentário: