sexta-feira, 15 de abril de 2016

POMERODE

Os traços germânicos são facilmente notados. seja no nome das pousadas e estabelecimentos comerciais, seja no jeito de falar dos pomerodenses – como 70% dos moradores descendem de alemães, é comum ouvir diálogos nessa língua. As casas em estilo enxaimel concentram-se no bairro Testo Alto, a 8 km do Centro. Conseguir lugar para se hospedar durante a semana não é tarefa das mais fáceis, pois as fábricas locais movimentam a hotelaria. reserve com antecedência.

Resultado de imagem para ovos silvana pujol
HOSPEDAGEM sugestão
BERGBLICK
O sobrado, em estilo enxaimel, tem quartos espaçosos e silenciosos. Entre os diferenciais de serviço está o bom café da manhã, com itens da culinária local.

http://www.bergblick.com.br/

BLAUBERG
Turismo em Santa Catarina

http://www.pousadablauberg.com.br/

RESTAURANTE sugestão

WUNDERWALD


http://www.wunderwald.com.br/

TORTEN PARADIES

Bom lugar para se provar bolos, tortas e salgados; há também vinhos e cervejas. A partir de 15h30, serve café colonial por quilo.


ATRAÇÕES
passeio


Uma das marcas da colonização alemã no sul é a arquitetura enxaimel, que usa vigas de madeira sobre pedra ou tijolo como apoio para as paredes de alvenaria. Pomerode tem 250 casas do tipo - a maioria está no bairro Testo Alto, principalmente nas ruas Progresso e Testo Alto.



Fundado em 1932, é o terceiro mais antigo do país - e o maior de Santa Catarina, com mais de 1 400 animais de cerca de 200 espécies.


CERVEJARIA SCHORNSTEIN

Instalada numa construção histórica, cujo símbolo é a chaminé de 30 m, a cervejaria pode ser visitada mediante agendamento. Um bar (quarta a sexta, das 18h às 23h, sábado e domingo, das 12h às 23h) serve petiscos típicos e os seis tipos de chope produzidos no local.


compras


É o lugar ideal para equipar a cozinha de casa: tem tábuas de carne, saladeiras, bandejas e muitos outros utilitários. Também há itens com pequenos defeitos (e bons descontos).



A quantidade de cacau usada na fórmula faz toda a diferença - o sabor fica mais puro e o produto, menos doce. O chocolate amargo chega a ter 80% de cacau. Há também doces recheados com avelãs, castanha-do-pará, nozes e amêndoas.


OXFORD CRISTAIS

Além das taças e copos de cristal fabricados nos fundos, vende peças de porcelana provenientes da matriz de São Bento do Sul. Nos dias úteis, no período da manhã, dá para visitar a produção.


WUNDERVELT

Na loja de artesanato chamam a atenção os ovos decorados pela artista plástica Silvana Pujol - ela pinta peças de madeira, ovos de avestruz, de galinha e até minúsculos ovos de lagartixa. As peças também são encontradas no restaurante Wunderwald. 

Resultado de imagem para ovos silvana pujol

evento


Durante dez dias, em janeiro, a festa comemora o aniversário da cidade com chope, música, dança e comida típica. 




Nenhum comentário: