quarta-feira, 19 de outubro de 2016

SANTA CATARINA EM DOIS TEMPOS

Tem feriadão por ai? Santa Catarina é uma ótima opção. Coberto originalmente por Mata Atlântica, o estado ainda reserva algumas áreas preservadas em algumas cidades, a exemplo da fria São Joaquim, com sua devoção à plantação de maçãs e seus passeios de ecoturismo. Outra cidade tão fria quanto, é Lages, que, para aquecer os ânimos, realiza anualmente a Festa Nacional do Pinhão, com uma programação que equilibra atrações nacionais com nomes locais e manifestações folclóricas. Cultura típica é o que não falta em Blumenau, que realiza a Oktoberfest, a segunda maior festa alemã do mundo, além de receber também uma edição de um festival internacional de artesanato. Por fim, para quem não dispensa o litoral, o Balneário Camboriú é o destino certo, com suas belas praias e a não menos famosa Festa do Divino Espírito Santo em Camboriú. 



Com apenas 24 mil habitantes, a cidade é considerada a mais fria do Brasil, com temperaturas que dificilmente ultrapassam os 24 °C. Diferentemente do que acontece em outras partes do país, o outono de São Joaquim acontece entre março e o início de maio. Com o advento do inverno, as temperaturas variam entre 3 °C e 16 °C, mas podem chegar a -10 °C. 
A cidade da serra catarinense é também conhecida pela produção de maçãs. Além das frutas, suas árvores são um espetáculo à parte, sobretudo em setembro, quando suas copas estão repletas de flores. São Joaquim possui um espaço dedicado exclusivamente ao estudo destas e outras plantas frutíferas, a Estação Experimental de Fruticultura.
Localizada em uma área originalmente de Mata Atlântica, a cidade oferece boas opções de ecoturismo. Uma delas é a trilha de 1,8 Km chamada Vale da Neve (Snow Valley), que leva os visitantes por dentro de uma mata de xaxins nativos centenários, que chegam a 10 metros de altura, rumo a cascatas. Há também opções de práticas radicais leves, como pêndulo, escalada e tirolesa. 
A terra das macieiras não poderia deixar de ter vários doces baseados na fruta em sua culinária local. O mais conhecido deles é a suculenta torta de maçã. 



Conhecida como ‘A Princesa da Serra’ e tão fria quanto São Joaquim, a cidade tem diversos encantos e atrações. Lages é a sede da Festa Nacional do Pinhão. O festival tem uma programação musical intensa, com artistas nacionais e locais de diversas vertentes.
A cidade é um destino com várias atrações de turismo rural, como passeios a fazendas antigas, de cavalo ou charrete, e gastronomia típica. Na zona urbana, o ponto mais conhecido é a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em estilo gótico com blocos de pedra no início do século 19.



Nacionalmente conhecida por ser a sede da Oktoberfest, Blumenau celebra a festa em outubro. Realizada no Parque Vila Germânica, a festa é considerada a segunda maior festa alemã do mundo e reúne música, dança, gastronomia e, claro, as várias qualidades de chope. São 7 milhões de litros de cerveja consumidos a cada edição. Blumenau também é conhecida pela arquitetura típica, que faz lembrar as construções da Bavária, no sul da Alemanha, região conhecida pela descontração de seus habitantes.
A cidade é uma das sedes da Feira Internacional de Cultura e Artesanato, com participação de 30 países de cinco continentes, como Turquia, índia, Japão, Marrocos, Cuba, Quênia e Zimbábue, entre outros. Além dos expositores visitantes e de suas peças, é possível conhecer mais da cultura local, por meio de diversas apresentações folclóricas e danças típicas.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Localizada em meio à Mata Atlântica, a cidade litorânea combina atrações como a praia e o campo. Suas belezas naturais fazem de Balneário Camboriú um dos destinos prediletos no estado e a procura aumenta ainda mais em outubro, quando é realizada a Oktoberfest, em Blumenau, a 70 km.

CAMBORIÚ


Enquanto a principal atração da cidade de Blumenau é uma festa de origem alemã, Camboriú é famosa por uma festa de devoção de origem portuguesa e açoriana. É a Festa do Divino Espírito Santo, realizada na Pentecostes (50 dias após o domingo de Páscoa), com a escolha do imperador e da imperatriz do evento.




Nenhum comentário: