quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

FRUTOS DA SERRA CATARINENSE

Duas frutas são "estrelas" na Serra Catarinense: a maçã, pelos famosos pomares, e as uvas, que dão origem a vinhos de primeira qualidade.

Serra Catarinense tem belezas capazes de encantar qualquer turista que goste do contato com a natureza. Mas a região tem também sabores especiais. E dois deles, pelo menos, vêm de frutas: a maçã, que tem como maiores produtores do Brasil as cidades de São Joaquim e Urubici, e a uva, que dá origem a vinhos de primeira qualidade, como os produzidos pela Villa Francioni, em São Joaquim

Resultado de imagem para colheita de maçãs em são joaquim

Produtora de 350 mil toneladas de maçã por ano, a Serra Catarinense é especialista em maçã Fuji, cultivada apenas em regiões com mais de 1200 metros de altitude e com cerca de mil horas de frio abaixo de 7 graus por ano. Além de Santa Catarina, esse tipo de maçã só é cultivada na Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos (na Califórnia) e no Japão (no Monte Fuji, onde foi descoberta). 

Resultado de imagem para colheita de maçãs em são joaquim

Já a Villa Francioni oferece visita guiada a suas dependências, além de degustação dos seus vinhos. Fundada pelo empresário Dilor de Freitas, em 2001, a vinícola tem 4.478,57 metros quadrados e capacidade para produzir 300 mil garrafas por ano. Os vinhedos de São Joaquim, que têm dez variedades de uvas plantadas, estão entre os mais elevados do país, a uma altitude de 1260 metros. A Villa Francioni tem uma filial em Bom Retiro, com 11 variedades. 

Resultado de imagem para villa francioni

Quem for à vinícola pode, ainda, ver exposições no museu que funciona lá. Artistas como Camille Claudel e Rodin já tiveram algumas obras expostas na Villa Francioni, além de artistas locais, como Adriana Freitas, Rodrigo de Haro e Luciano Martins.

Resultado de imagem para uvas villa francioni
http://www.villafrancioni.com.br/





Nenhum comentário: