terça-feira, 5 de setembro de 2017

ITAIÓPOLIS - PATRIMÔNIO MATERIAL EM SC

Rico mosaico de etnias, esse município de 20 mil habitantes está situado a 920 m de altitude no Planalto Norte . Descendentes de poloneses, ucranianos, alemães, italianos, caboclos e indígenas conservam suas tradições e um estilo de vida tranquilo. Mais da metade da população vive na zona rural. Seus campos de araucárias e paisagens rurais, não raras vezes envoltos em neblina durante a manhã, são um belo espetáculo.

Resultado de imagem para itaiopolis

Itaiópolis tem apostado na sua vocação para o turismo religioso, histórico-cultural e ecológico. Itaiópolis é conhecida como "Pequena Varsóvia". Na Igreja de Santo Estanislau, a maior construída por imigrantes na América Latina, ainda são celebradas missas no idioma dos imigrantes. A igreja está localizada em uma vila com casas típicas polonesas. Uma procissão que se realiza todos os anos no segundo domingo da Quaresma reúne 10 mil fiéis. A mais antiga igreja de rito ucraniano católico no Brasil está em Itaiópolis. Ela foi construída em 1895 por imigrantes da Ucrânia.

Imagem relacionada

Antiga rota de tropeiros que faziam a ligação comercial entre o Sudeste e o Sul em lombo de mulas, o município é hoje uma opção para os apreciadores de trekking e bóia-cross. Itaiópolis está a 330 km de distância de Florianópolis e 135 km de Curitiba.


Imagem relacionada

Itaiópolis, é um dos municípios que integram o Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, desenvolvido pelo Iphan, e recebeu a chancela de Paisagem Cultural Brasileira. Este instrumento de preservação do patrimônio cultural, diferente do tombamento, foi instituído em 2009 para proteger uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.


Resultado de imagem para itaiopolis

Como em outros municípios catarinenses, foi beneficiado o patrimônio cultural formado por propriedades rurais, casas, ranchos, hortas, pomares, jardins, dialetos, culinária, festividades e tradições agrícolas dos imigrantes, que vieram para o Brasil a partir do Século XIX. O núcleo urbano de Alto Paraguaçu, distrito desse município, possui uma parcela significativa do patrimônio dos imigrantes da área rural dos municípios de Santa Catarina. 

Nenhum comentário: