quarta-feira, 6 de setembro de 2017

LAGUNA - PATRIMÔNIO MATERIAL EM SC

Terra de Anita Garibaldi, Laguna foi onde nasceu a heroína brasileira e viveu durante a Revolução Farroupilha com seu amado Giuseppe. Toda essa história e acontecimentos estão bem contatos no Museu Anita Garibaldi e em sua antiga casa, no Centro Histórico.

Imagem relacionada

Mas, Laguna vai além das histórias. As belas praias também convidam os turistas para curtir o veraneio na região. Gi e de Itapirubá são as praias concorridas para banhos, enquanto que Tamborete, do Cardoso e Gravatá são ótimas para surf. A Prainha é point dos jovens e abriga o Farol de Santa Marta com uma bela vista panorâmica do litoral de Laguna. A temporada das Baleias Francas em Laguna atraem muitos observadores. Outra atração é a pesca com auxílio dos botos em Laguna.

Resultado de imagem para praias de laguna

Tombado pelo Iphan em 1985, o centro histórico da cidade formou-se a partir do porto original onde estão cerca de 600 imóveis - foi a terceira povoação portuguesa no litoral de Santa Catarina. De seu extenso território original desmembraram-se duas capitais: Florianópolis (SC), e Porto Alegre (RS). Além de outras edificações, está protegido o Marco de Tordesilhas, relativo ao pacto assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, que fixava uma linha divisória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, passando ao Norte, no Pará, e ao Sul, em Laguna, dividindo assim as terras da América entre as duas coroas. Terra natal de Anita Garibaldi, Laguna testemunhou importantes momentos da Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), entre 1835 e 1845. Em 1839, o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, os líderes David Canabarro e Teixeira Nunes, além dos soldados farroupilhas, conquistam a Vila de Laguna, declarando a República Catarinense, sob o comando de Jerônimo de Castilho. 

Resultado de imagem para laguna patrimonio histórico

Nenhum comentário: