terça-feira, 6 de março de 2018

NO AGITO DOS FOLIÕES

Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul têm se destacado como destino para o carnaval de grupos de amigos e famílias

Resultado de imagem para carnaval em santa catarina

Desfiles de escolas de samba, blocos de rua, festas na praia, shows e baladas noturnas: assim é o carnaval de Santa Catarina. O turista que optar por se divertir no Estado vai encontrar boas opções para todas as idades e públicos, principalmente em Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul. Um dos locais que mais atrai turistas no Brasil é a capital catarinense. A ligação de Florianópolis com o carnaval teve início no começo do século XX, quando ex-escravos participavam de blocos de festejos. Com o tempo, muitos destes blocos deram origem às escolas de samba, que vêm aprimorando a produção das fantasias e alegorias. No total, 17 escolas desfilam na Passarela do Samba Nego Quirido

Imagem relacionada


Se a opção for aproveitar ao máximo a folia na rua, a dica é começar a festa no Enterro da Tristeza, que abre o carnaval de Floripa na quinta-feira que antecede o feriado.


Resultado de imagem para bloco enterro da tristeza


No dia seguinte, milhares de pessoas se reúnem na festa Berbigão do Boca, criada em 1992 e muito conhecida pelo desfile dos bonecos gigantes que eternizam personalidades carnavalescas e do folclore da cidade. No sábado, sai o Bloco dos Sujos, conhecido por atrair homens travestidos de mulher. Shows, DJs tocando em bares e baladas, além de blocos de rua nos bairros, completam a programação. 


Resultado de imagem para bloco de sujos carnaval floripa


Não muito distante da capital, o Balneário Camboriú reúne quem quer aproveitar a festa na beira da praia e também em casas noturnas, nos blocos de rua ou na praça com shows. O local tem atraído diversos públicos devido à programação, abarcando os mais diversos gostos musicais.


Resultado de imagem para carnaval em balneário camboriú

No oeste do Estado, Joaçaba tem no desfile das escolas de samba sua característica principal. Na festa, a avenida 15 de Novembro é transformada em sambódromo para receber os foliões em camarotes e arquibancadas.

Resultado de imagem para carnaval em santa catarina


Paralelamente, há também blocos que se concentram na Praça da Catedral. Para dar um tempo da folia, nada melhor do que aproveitar o Parque Termal, o Parque Três Pinheiros e o passeio de trem Maria Fumaça em Piratuba, a 60 quilômetros de Joaçaba. 


Resultado de imagem para piratuba


Outro point do carnaval catarinense é Laguna, ao sul do Estado, local escolhido por muitos jovens. A programação oficial no município conta com trios elétricos, shows regionais e blocos que saem às ruas a partir de sexta-feira. A maior concentração de turistas se dá nas ruas da Praia do Mar Grosso


Resultado de imagem para carnaval em laguna


O carnaval catarinense vem se destacando no cenário nacional. Uma das razões para o sucesso se deve ao planejamento e à organização de associações e ligas municipais e estaduais, formação de parcerias privadas, bem como público-privadas para melhor estruturar o carnaval da região.




Nenhum comentário: